quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Resumindo a primeira MacWorld de 2009

Sem iPhone Nano, sem novos iMacs, sem Steve Jobs, que esperamos, esteja se cuidando e sem grandes surpresas.

Resumidamente, essa foi a primeira MacWorld de 2009. Creio que ninguém esperava muito dela, já que as grandes novidades mesmo costumam ser deixadas para o segundo semestre.

Entretanto, do pouco que foi apresentado ontem podemos tirar algumas boas conclusões: primeiro, a mobilidade faz cada vez mais parte das necessidades "básicas" de negócios. O novo Macbook Pro de 17" que gerou espectativas por não ter sido lançado na leva anterior, que o diga. Com menos de uma polegada de espessura, além de ser o notebook de 17" mais fino do mundo, agora possui bateria com autonomia de até 8 horas de duração e que pode ser carregada até mil vezes! Isso sem contar o HD de 320Gb e a memória de 4 Gb, expansíveis até 8Gb.

Outra boa notícia é que agora a iTunes Store é compatível com 3G e aquela história de DRM free se tornou realidade, o que significa que músicas adquiridas na iTunes Store não terão mais a proteção anti-cópia, podendo ser distribuídas "quase" livremente. Sabemos que "distribuir" música não é uma prática legal, mas acredito que a nova política de preços (os recentes "sucessos" terão preços mais salgados, mas no geral, houve queda significativa no preços, visando o giro de conteúdo menos popular ou antigo.) vai reduzir potencialmente a distribuição ilegal.

No mais, os pacotes iLife e iWork 2009 dominaram a apresentação. Grandes novidades nesse sentido vieram do iPhoto, que agora conta com sistema de reconhecimento de rostos e integração maior com Facebook, Flickr, além do Geotagging, que é uma forma de criar "tags" para fotos, indicando onde foram tiradas, ou seja, informações de latitude e longitude.

No iMovie, "mapas de viagens" poderão ser feitos em 2D e 3D, aproveitando-se da tecnologia das geotags. Novos temas e efeitos foram adicionados, o que deve agradar ao pessoal que ficou meio "em cima do muro" com a atualização passada. As imagens possuem maior estabilidade e na demosntração, os recursos parecem ser muito interessantes, como os efeitos de desenho animado, raio X, filme antigo, tudo em tempo real.

O Garage Band, entre outras novidades, vai contar com um recurso chamado Learn to Play, que pretende ajudar os usuários a tocar instrumentos musicais, através de lições (a US$4,99 o download) dadas por músicos como Sting, Sarah Mclachlam, Patrick Stump e outros.

Sobre o iWork 2009, digo apenas que segundo Phil Schiller, a apresentação de ontem foi toda montada nele, o que significa que ficou bem estável, além de trazer novidades muito interessantes. Mas isso fica pra um próximo post, ou isso aqui deixará de ser resumo, para ser um tratado.

Obrigado pela leitura, comentem!

Nenhum comentário: